Ao longo das décadas os otakus foram sofrendo transformações, o principal motivo talves seja o avanço tecnológico pois dessa maneira foi se tornando mais facíl a confecção de acessorios relacionados a animes para os otakus. Os avanços tecnologicos também contribuiram para melhorar cada vez mais a jogabilidade dos consoles, que foram ganhando gráficos mais próximos da realidade. Porém essas evoluções se atrinbuem apenas aos Otakus Japoneses, pois os Otakus Brasileiros por exemplo só tiveram acesso aos acessorios de anime a partir do século XXI, o motivo é que os animes estouraram no Brasil quase na metade da década de 90 primeiro com Saint Seiya em 1994, por causa do grande sucesso nos anos seguintes outros animes foram transmitidos no Brasil: YuYu Hakusho, Captain Tsubasa, Sailor Moon, Shuratos e alguns Tokusatsu's (Todos trasmitidos pela extinta Rede Manchete *-*).A partir de então que começaram a investir em produtos relacionados a Animes e Mangás já no século XXI como mencionado anteriormente.
Confira essas evoluções atraves de algumas imagens divulgadas pela Newtype Magazine [Clique na Imagem para Amplia-la]:
Otaku nos anos 80
Olhando para esse cara nerd dos anos 80, não é surpresa ver aquele console velho de jogos, provavelmente da Nintendo (4), Um mecha (sucesso por causa da franquia Gundan) (5) e mangás (7). A TV (2) e um leitor de vídeo cassete (3). Um rádio com leitor de discos de vinil provavelmente com musicas de anime em (6) algo incomum para os Otakus Brasileiros. Alguns posters em (8), um deles parece com um poster de um ídolo da época e também pode-se observar alguns posters de anime, inclussive o da Lum (de Urusei Yatsura) do lado esquedo ao poster do ídolo.
Otaku nos anos 90
Então, nos anos 90. Acredito que pouca coisa tenha mudado, exceto que temos melhores Consoles que utilizavam cd's [Sega Genesis](4) e outros players baseados em cd's (3) (6). Além disso, o surgimento do computador pessoal na sala (1). Os posters são cada vez mais exclusivos para animes (8). Os Otakus Japoneses sempre muito adiantados em relação aos Otakus Brasileiros
Otaku (masculino) atual
Agora o Otaku atual. Aqui temos coisas adicionais como dakimakura (1). Leitor de música digital (8). Além do dakimakura, há também toalhas de anime (7). Algumas personagens Chibi e Mascotes de Pelúcia (6). Um notebook (5). Uma TV de Plasma de (3).É interresante notar os posters Hentai (4). A evolução tecnologica em todos os fatores é evidente.
Otaku (feminino) atual
Bom a visão das Otakus (feminino) é tanto simples em relação aos Otakus (masculino), podemos notar que se trata de garotas que curtem fazer Cosplay (5), tem uma TV LCD e um console, Playstation (2 ou 3 não da pra ver com perfeição). Na estante parece que há diversos mangás [ou será livros?] (7),bom o quarto é bem organizado e não é muito Otaku.
Fujoshi atual
Fujoshi é um termo utilizado para denominar meninas fãs de Yaoi [Fujoshi pode significar louca, pervertida e estressada]. Bom podemos observar posters de personagens masculinos, normalmente de anime/mangá Yaoi (4). Também tem a TV LCD e um console, como dito anteriormente não sei dizer se é o Playstation 2 ou 3 (8),um notebook (5), não consegui identificar onde estão os mangás.
Por isso quando um Otaku vai ao Japão devem tomar cuidado, só porque os cidadãos são japoneses não significa que eles são fãs de anime
Otaku não tem nanda haver com mangá e anime! é tudo que é por consumismo!
.
.